terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

UVB-76


Todos nós já ouvimos rádio, certo? Mas e se essa rádio transmite sons e ruídos ritmados sem qualquer razão? O mistério da "rádio fantasma" já existe à mais de três décadas e parece estar longe de qualquer explicação – por mais que existam teorias. A UVB-76 (também conhecida como MDZhB) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz e é estudada desde 1982.



Ela se tornou-se famosa entre os ouvintes por possuir um pequeno e monótono sinal que se repete numa taxa de 25 tons por minuto durante 24 horas por dia. Aparentemente, nada lógico é dito ou descodificado nessas transmissões –  no entanto, em raras ocasiões, os sons são interrompidos por uma voz russa que diz uma sequência de números aleatórios e alguns nomes tipicamente russos (Nikolai, Ivan, Anna e Michail). Claramente isso é um tipo de código, porém ninguém sabe explicar a real mensagem por de trás dos números e dos nomes.



A estação UVB-76 transmite um som vibrante que dura 0.8 segundos, entra em pausa por 1.3 segundos, e repete-se 21-34 vezes por minuto. Durante as décadas que se passaram, algumas mudanças ocorreram no sinal, principalmente no tipo do som repetido. O mais estranho é que a rádio é ainda funcional, com transmissões incessantes e repetidas. Segue um pequeno excerto da sua transmissão.


Várias pessoas ouvem a UVB-76 e tentam entender as mensagens. As principais especulações giram em volta de militarismo ou de uma base secreta, que mandava mensagens criptografadas aos espiões russos  no exterior. Nada disso foi confirmado até hoje. Durante as três décadas em que a UVB-76 está ligada, a Rússia passou por inúmeras transformações políticas e sociais, porém a estação nunca foi desativada.

O governo russo negou qualquer envolvimento com o caso – contudo, se for algo realmente secreto, eles não iriam querem assumir, certo? Entre as outras teorias, algumas pessoas dizem que a estação não quer dizer absolutamente nada e só está lá para ocupar o tempo das pessoas. Outros, dizem que o sinal é algo ultrassecreto que só pode ser entendido pelos espiões russos.

E vocês, em que acreditam?

0 comentários:

Enviar um comentário