terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Espaço Criptozoologia - #1

"Criptozoologia é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos. A criptozoologia aborda ainda os seus tópicos de um ponto de vista antropológico, procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos. O termo foi cunhado sobre as expressões cripto- (do grego kryptós, é, ón 'oculto') e zoologia (o ramo da Ciência que estuda os animais)."
Definição retirada da Wikipedia.

Esta publicação é a primeira de muitas que irá abordar este tema. Pelo menos 1 vez por semana será publicado algo relativo a este tema. Vamos à primeira criatura.





1 - Thunderbird

O Thunderbird (Pássaro-Trovão) é uma criatura criptozoológica que habita diversas regiões dos Estados Unidos. Foi visto em diversos estados, como Illinois, Texas, Arizona, Missouri e Alasca.

A criatura é descrita como um enorme pássaro de aproximadamente 3 a 6 metros de envergadura (De uma asa a outra) e até 2 metros de altura, e suas cores seriam cinza, marrom ou preto. Quem o viu descreve-o como um abutre gigantesco, e algumas vezes é descrito com feições de águia.

O Pássaro-Trovão foi visto em diversas ocasiões :

  •  A mais antiga data de 1890, quando dois cowboys capturaram um enorme animal voador, que segundo as suas descrições, tinha pele macia, asas de morcego, e uma cabeça que lembrava a de um crocodilo...mais ou menos a descrição de um pterodáctilo. Tudo o que restou foram suposições de como a imagem seria, pois não houve como comprovar a sua existência.
  • Depois disso, só voltaram a ser vistos a partir dos anos 40, quando três pessoas de Overland, Illinois, avistaram uma ave gigantesca voando nos céus. Inicialmente pensaram ser um avião, até perceberem que o "avião" em questão batia tinha asas verdadeiras. Semanas mais tarde, no mesmo estado, mas na cidade de Alton, um homem viu uma ave enorme a sobrevoar a região.
  • Um dos testemunhos mais famosos aconteceu em 1977, quando um rapaz foi capturado por um Thunderbird enquanto brincava com os seus amigos em Illinois. As três crianças brincavam no jardim de uma casa quando duas aves enormes apareceram e os perseguiram, capturando um deles. A ave ergueu-o a um metro do solo, mas acabou por soltá-lo.

O Thunderbird ganhou o nome por causa de uma variante mitológica. Os nativos americanos acreditavam que uma grande ave habitava os céus, e que o bater das suas asas produzia trovões, por isso o nome Thunderbird (Pássaro-Trovão). O animal é também muito conhecido na cultura indígena.

As opiniões sobre a criatura são diversas. Os cépticos acreditam ser apenas uma lenda urbana ou ou simplesmente que as pessoas que viram a criatura confundiram o seu tamanho. Já os criptozoólogos possuem duas opiniões: Ou é de fato uma criatura criptozoológica ou então trata-se de um animal que muitos pensavam estar extinto, mas que ainda vive.
Neste último caso, há duas espécies que entram na lista: Teratornithidae (Ave pré-histórica cuja uma das espécies chegava a ter 8 metros de altura, seria um parente distante do abutre - a foto do início do post) ou Arquiophterix (Ave pré-histórica cujo fóssil gera controvérsia até hoje, já que os seus restos parecem ser de um lagarto voador, mas as asas possuem traços de penas).


Têm alguma criatura da qual querem que eu fale? Publiquem nos comentários!

0 comentários:

Enviar um comentário