quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tarrare


"Estou com tanta fome que estava capaz de comer um cavalo" . Todos já ouvimos esta expressão, mas e quando ela deixa de ser usada no sentido figurativo? Pois é..depois de conheceres Tarrare não voltarás a usar esta expressão, pelo menos da maneira que usavas antes.


Tarrare (1772 - 1798), por vezes escrito “Tarare”, foi um soldado e showman francês, conhecido pelos seu hábitos alimentares incomuns. Ele conseguia comer grandes porções de alimentos, ao pontos dos seus pais não lhe conseguires sustentar .Ele deixou a sua família ainda na adolescência. Viajou para Franca na companhia de uma trupe de ladrões e prostitutas, acabando por se tornar um "freak". Engolia rolhas, pedras, animais vivos e uma cesta cheia de maçãs. Foi então para Paris onde trabalhou como um artista de rua.

No início da Primeira Coligação, Tarrare entrou para o exército revolucionário francês,Com as rações militares incapazes de saciar o seu grande apetite, ele comia qualquer coisa disponível em calhas e latas de lixo, porém , devido à fome, a sua saúde deteriorava-se. Devido à exaustão, ele foi hospitalizado e posteriormente tornou-se objeto de estudos e experiências médicas para testar a sua capacidade de comer, Ele comeu uma refeição que serviria 15 pessoas de uma só vez, mas não só. Nos menus seguintes apareceram gatos vivos, cobras, lagartos, filhotes de cães e até mesmo uma enguia inteira. Apesar de sua dieta incomum, Tarrare tinha tamanho normal e não aparentava sinais de doença mental apesar de ser descrito por um temperamento apático. O General Alexandre de Beauharnais decidiu utilizar as habilidades de Terrare, sendo que ele foi empregado como mensageiro pelo exército francês, com a intenção de engolir documentos, passar através de linhas inimigas e recuperá-los uma vez que a salvo no seu destino. Infelizmente, Tarrere não falava alemão, e na sua primeira missão foi capturado pelo exército da Prússia, foi severamente torturado e submetido a uma execução simulada antes de voltar às forças francesas. 

Castigado pelas experiências, ele concordou em submeter-se a diversos procedimentos que poderiam curar o seu apetite, sendo tratado com láudano, pílulas de tabaco, vinagre de vinho e ovos levemente cozidos. Os procedimentos falharam e os médicos não conseguiram mantê-lo numa dieta controlada; ele vasculhava o hospital por alimentos em calhas e amontoados de lixo, próximo a açougues e chegou a tentar beber o sangue de outros pacientes no hospital , tendo também tentado comer corpos na morgue. Após tornar-se suspeito de comer uma criança, foi expulso do hospital. Reapareceu anos mais tarde em Versalhes com uma severa tuberculose, morrendo pouco tempo depois.

Tarrare tornou-se um "case study". Nunca engordava, na adolescência conseguia comer o seu peso em porções de alimentos, tornou-se um "Freak", e não comendo normalmente, a sua pele tinha a habilidade de ser puxada facilmente.As causas do comportamento dele não são conhecidas. Mesmo havendo outros casos semelhantes ao de Tarrare no mesmo período, nenhum dos indivíduos foi submetido a autópsias, e não há registos de casos recentes como o de Tarrare.

Hipertiroidismo pode causar um aumento de apetite e perda rápida de peso, já Bondenson (2006) especula que Tarrare pode ter sofrido danos na amígdala, pois sabe-se que este tipo de lesão em animais pode causar polifagia.

0 comentários:

Enviar um comentário