sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Gloomy Sunday - A música do suicídio

(link do vídeo no final do post!)
O primeiro assunto a abordar no blog tem a ver com música. Mas não uma música qualquer!

Gloomy Sunday, ou “Hungarian Suicide Song” é, segundo algumas especulações e fatos associados com números de suicídio nos anos 30, responsável por uma vaga de mortes tanto na  Hungria como na América

Em Dezembro de 1932, um Húngaro de nome Rezső Seress tentava estabelecer-se na vida de músico em Paris, porém ainda estava numa situação miserável, pois as suas composições sempre fracassavam na tentativa de impressionar os produtores musicais de França. Mas ele não desistiu.






Seress estava muito focado em ser um compositor de fama internacional. A sua namorada tinha discussões constantes com ele por conta da sua obsessão e da sua instabilidade de vida, sempre dizia para ele procurar um emprego integral, porém Seres sentia-se incompreendido, pois o seu objetivo era somente a música e nada mais.

A situação piorava. Seress e a sua então noiva tiveram uma discussão pesada com relação ao fracasso na sua vida de compositor. após as trocas de palavras árduas, a discussão resultou na separação do casal, em vésperas de seu casamento.

No dia seguinte, num domingo chuvoso, Seress estava deprimido após o ocorrido na noite anterior. Nessa tarde ele pensou  na hipótese de por fim à própria vida, Seress sentou-se diante do piano e, observando da janela, percebia o céu cada vez mais sombrio e a chuva mais forte.

“Que domingo sombrio!” era o que Seress dizia a si mesmo enquanto tocava, mas houve um certo momento em que os seus dedos começaram a tocar uma melodia triste, depressiva e obscura, que parecia incorporar-se com tudo o que ele estava a viver - os seus fracassos musicais, o término de seu noivado, sobretudo a forma como estava o tempo naquela tarde.

“Sim! Domingo Sombrio! Esse será o nome de minha nova composição!” Disse Seress. Empolgado, pegou num lápis e num cartão postal antigo e começou a escrever a sua melodia. Passado alguns minutos ele tinha terminado de compor sua canção.

A composição, embora belíssima, logo se mostrou difícil de ser aceite. Seress enviou a canção a vários produtores musicais da França, com uma esperança nunca antes sentida, porém sempre devolviam sua composição com a seguinte nota de rejeição grafada da seguinte maneira: “Domingo Sombrio tem um tom misterioso, bizarro e melancólico, e um ritmo depressivo. Por estas razões não o poderemos publicar.”

Em mais uma das suas tentativas um produtor aceitou a música achou-a excelente, e informou-o de que brevemente sua canção seria distribuída nas maiores cidades do mundo. Seress ficou maravilhado com a notícia, mas não sabia o que viria a seguir.

Gloomy Sunday foi apresentada pela primeira vez em público na primavera de 1933.

Um jovem pediu que a orquestra de um café em Budapeste executasse a composição. Quando a orquestra terminou de tocar, ele foi para casa, pegou numa arma acabou com a própria vida.

Em fevereiro de 1936, a polícia de Budapeste investigava o suicídio de um sapateiro local, Joseph Keller. O inquérito revelou que Keller tinha deixado uma nota de suicídio em que citou a letra de uma canção popular recente. A canção era “Gloomy Sunday“. À medida que os meses e anos passavam, grandes acontecimentos paranormais e bizarros de mortes e tragédias aconteciam todas ligadas com a música Domingo Sombrio. Persuadidos, os chefes na companhia BBC tiveram que abolir a música amaldiçoada de tocar nas rádios.

Enquanto isso na França, Rezso Seress, o homem que compôs a música controversa sofreria os efeitos adversos da sua criação.

Seress escreveu uma carta pedindo para reconciliar-se com a sua ex-esposa, mas dias depois descobre que a sua noiva tinha-se envenenado e, ao lado do seu corpo, havia uma cópia da música. Eternamente vinculado à sua mais famosa música, ele próprio cometeu suicídio ao saltar de uma janela, no ano de 1968, em Budapeste.

Estima-se que mais de 200 pessoas tenham cometido suicídio após ouvir a composição.

Após a Segunda Guerra, a música foi esquecida, tendo sido redescoberta em meados dos anos 50.

Verdade ou mentira, os rumores sobre Gloomy Sunday são a prova inequívoca de que a música pode ter um extraordinário impacto no comportamento das pessoas.

Segue o vídeo da música :



0 comentários:

Enviar um comentário