segunda-feira, 2 de março de 2015

Mentes Distorcidas #3 - Andrei Chikatilo


Andrei Romanovich Chikatilo (Lablotschnaia, Ucrânia, 16 de outubro de 1936 – Rostov do Don, Rússia, 14 de fevereiro de 1994) foi um serial killer Ucraniano, conhecido como Carniceiro de Rostov, estripador vermelho ou estripador de Rostov. Tornou-se conhecido por confessar o assassinato de 53 pessoas entre 1978 e 1990.



Infância e Adolescência

Andrei Chikatilo tornou-se no primeiro serial killer conhecido da Ucrânia e Rússia no século XX. Na infância, ele e os seus irmãos eram atormentados pela história do sequestro e assassinato de seu irmão mais velho, Stepan, que tinha sido canibalizado durante a grande fome que assolou a Ucrânia na década de 1930. Apesar da convicção da sua mãe ao contar a história, nunca foi encontrado nenhum registo que comprovasse a existência de Stepan Chikatilo, nem registos de seu nascimento ou da sua morte. Durante a juventude, Chikatilo sofreu muito com uma disfunção sexual que o tornou temporariamente impotente, causando-lhe certo abalo psicológico.

Idade Adulta

Apesar de se ter casado em meados de 1960 (teve 2 filhos), Chikatilo sempre acreditou que tinha sido cegado e castrado ao nascimento, o que o levou a ter comportamentos mórbidos de violência e vingança. Após terminar a escolaridade, Andrei começou a trabalhar numa escola para rapazes, situada em Rostov do Don, onde tornou-se alvo das brincadeiras dos alunos, que inicialmente chamavam-no de “ganso” devido ao seu pescoço comprido e estranha postura, mas depois passaram a chamá-lo “maricas”, uma vez que passou a molestar estudantes no dormitório. Apesar da sua idade e compostura física, Chikatilo sentia-se intimidado pelos alunos, por isso passou a levar sempre consigo uma faca.

Crimes cometidos

  • 22 de Dezembro de 1978 -  A primeira vitima, Lena Zakotnova, de 9 anos, foi estrangulada, violada e apunhalada diversas vezes. O seu corpo foi encontrado e retirado do rio Grushevka dias depois. Chikatilo escapou, e fez com que o acusado fosse Alexander Kravchenko, Kravchenko foi agredido pela policia até confessar ter assassinado a menina, tendo sido condenado a morte por fuzilamento.
  • 1981 - Larisa Tkachenko de 17 anos, Larisa baldava-se às aulas frequentemente, e numa dessas vezes foi seduzida por Chikatilo, tendo os dois ido para o bosque, Depois de ter falhado ele sentiu-se humilhado estrangulou-a rapidamente...depois roeu a sua garganta, os seus braços e os seus seios.
  • 12 de junho de 1982 - Lyuba Biryuk de 12 anos. Ela foi esfaqueada e mutilada pelo menos umas 40 vezes, no silêncio de uma floresta. Os  restos mortais só forma encontrados 1 ano após sua morte.
  • 1983 - Chikatilo fez mais 3 vitimas, entre elas uma primeira masculina, Oleg Podzhidaev, de 9 anos, foi castrado e esfaqueado.O seu corpo nunca foi encontrado.
  • 1984 - Andrei teria assassinado mais de 15 pessoas. No mesmo ano foi detido e interrogado e logo de seguida libertado por falta de provas.
  • 1985 - matou uma jovem de 18 anos que tinha problemas mentais, ela foi violada e levou mais de 387(!) facadas pelo corpo
  • 1989 - Tatyana Ryshova. Ela foi esfaqueada, violada, decapitada e teve as suas pernas amputadas. O seu corpo foi embrulhado e atirado para um trenó no pátio de um vizinho de Andrei
  • 1989 - Yelena Varga, de 9 anos. Foi esfaqueada e teve o seu útero e parte da cara retirada. O seu corpo foi dado como irreconhecível, e só depois de muita investigação descobriram a sua identidade.

Julgamento e "Media"

No seu julgamento, Chikatilo definiu-se como um “‘aborto da natureza”, “uma besta louca”, ao qual “só restava a condenação à pena de morte, o que seria até pouco para ele”, , O seu desejo foi concretizado, com a sua execução a ocorrer na prisão, a 14 de fevereiro de 1994, pelo pelotão de fuzilamento. Mas antes disso, Chikatilo ainda conseguiu chocar toda a sociedade russa, com as descrições sangrentas dos seus crimes e de como fervia e arrancava testículos e mamilos de suas vítimas.

O filme “Evilenko”, de 2004, é baseado na sua história de vida. A música Psychopathy Red, do álbum World Painted Blood da banda norte-americana Slayer, também teve a vida do assassino como inspiração. Houveram ainda vários livros baseados na sua história, tais como "Criança 44"

Segue um documentário fantástico sobre Andrei Chikatilo.




0 comentários:

Enviar um comentário