terça-feira, 26 de julho de 2016

Heaven's gate - seita religiosa

Boa noite a todos!

No contexto religioso, um culto/seita é um conjunto de atitudes e rituais nos quais um grupo de fiéis tenta aproximar-se das divindades que idolatra,

Existem inúmeros grupos destes pelo mundo, e é inclusive um dos temas que eu mais gosto de explorar. Hoje venho-vos falar de uma seita religiosa que acabou de maneira não muito feliz.





No ano de 1972,Marshall Applewhite conheceu Bonnie Nettles, uma enfermeira com interesse em filosofia e profecias. Não passou muito tempo até Marshall afirmar que sentia conhecer Bonnie há já muito tempo, e que ambos se tinham conhecido numa vida passada. Bonnie dizia-lhe que o encontro entre ambos foi previsto por aliens, o que levou Marshall a acreditar que estava encarregue de uma tarefa divina. 

O casal focou-se num estudo intensivo de diversas obras bíblicas e focavam muito nos ensinamentos sobre cristologia, ascetismo e escatologia. 
A certo ponto escreveram um panfleto que descrevia a reencarnação de Jesus, como um texano, descrito em referência a Applewhite. Com isto, eles concluíram ser as duas testemunhas descritas no livro de Apocalipse e ocasionalmente visitaram igrejas ou outros grupos espirituais para falar das suas "identidades",Auto-intitulavam-se de "Os Dois", ou "A Dupla OVNI".

Eles acreditavam que faleceriam e seriam posteriormente transportados para uma espaço-nave, onde encontrariam Jesus. Este evento, o chamado de "a Demonstração", seria a prova concreta de todas as suas afirmativas.

Eventualmente, Applewhite e Nettles decidiram contactar extraterrestres e procuraram por seguidores que pensassem da mesma forma. Eles publicaram publicidade para encontros, onde recrutaram discípulos, os quais chamavam de "tripulantes". Durante estes eventos, eles afirmavam representar seres de outro planeta, o Próximo Nível, e que procuravam participantes para uma experiência. Afirmaram ainda que aqueles que concordassem em participar ascenderiam a um nível evolucionário ainda maior!

Quanto a crenças, todos os "tripulantes" da Heaven's Gate acreditavam que o planeta Terra estava prestes a ser reciclado (limpo, renovado e rejuvenescido) e o único meio de sobreviver era abandonando-o . Eles  redefiniram o sentido de "suicídio" no seu próprio contexto para significar "passar para o Próximo Nível quando estiver a receber uma hipótese" e acreditavam que os seus corpos "humanos" eram apenas recipientes para ajudá-los na sua jornada. Numa conversa, quando se referiam a uma pessoa ou ao corpo de uma pessoa, eles usavam a palavra "veículo".

Eles acreditavam que "para se qualificar para ser um membro do Próximo Nível, os humanos deveriam-se livrar de qualquer coisa que os vinculasse ao planeta". Isso significava que todos os membros deveriam desistir de todas as suas características humanas, como família, amigos, sexualidade, individualidade, empregos, dinheiro e posses.

Os membros desistiram das suas posses materiais e viveram uma vida livre de muitas indulgências. Eles viviam todos muito próximos e tudo era partilhado em comunidade. Oito dos membros do sexo masculino do grupo, incluindo Applewhite, voluntariamente passaram por um processo de castração no México a fim de manter o seu estilo de vida livre de sexualidade.

A Heaven's Gate obtia lucros desenvolvendo websites profissionais para clientes pagantes sob o nome de "Fonte Maior".

A mentalidade estava imposta, existia uma fonte de rendimento para financiar a seita, e um núcleo duro de seguidores.

Nos dias 19 e 20 de março de 1997, Marshall Applewhite filmo-se a falar sobre suicídio em massa e afirmou que "este seria o único meio de evacuar esta Terra". 

Após afirmar que uma espaço-nave seguia o cometa Hale–Bopp, Applewhite persuadiu 38 membros a cometer suicídio, pois assim as suas almas poderiam subir a bordo. Ele afirmou que após as mortes, um OVNI levaria as suas almas para outro "nível de existência acima do humano", algo que ele descreveu como sendo tanto físico e espiritual.  Em outubro de 1996, o grupo comprou seguros de abdução alienígena para cobrir a vida de cinquenta membros pelo custo de $10.000


Depois o grupo alugou uma mansão de aproximadamente 850m², numa comunidade fechada de casas na área do Rancho Santa Fe em San Diego de Sam Koutchesfahani, pagando a quantia de $7.000 por mês  Trinta e oito membros do Heaven's Gate, inclusive Applewhite, foram encontrados mortos na casa no dia 26 de março de 1997. Quando descobertos, os corpos já estavam em fase de decomposição.

Eles tomaram fenobarbital misturado com sumo de maçã e vodka. Eles tinham também sacos plásticos nas suas cabeças com o objetivo de induzir a asfixia. As autoridades encontraram os corpos nos próprios beliches.  Cada membro tinha consigo uma nota de cinco dólares e três moedas de vinte e cinco cêntimos nos seus bolsos: a nota de cinco dólares era para cobrir multas de ociosidade enquanto os membros estavam ausentes dos seus empregos, enquanto as moedas seriam para fazer ligações telefónicas. Eles mantiveram isso nos bolsos no momento da morte como forma de humor negro. Todos os 39 estavam vestidos com camisas pretas, calças de fato de treino, sapatilhas da marca Nike e patches nos ombros com a frase "Heaven's Gate Away Team" (referência à série Star Trek). Os seguidores, com idades entre 26 e 72 anos, podem ter morrido em três grupos durante três dias consecutivos, com os participantes restantes a limpar tudo após a morte dos grupos anteriores. O líder Applewhite foi o anti-penúltimo a falecer; duas mulheres continuaram após a sua morte e foram as únicas encontradas sem sacos plásticos nas cabeças.

Apenas um dos membros do grupo, Rio DiAngelo/Richard Ford, não cometeu suicídio. Ele filmou toda a mansão em Rancho Santa Fe; no entanto, a fita não foi mostrada a polícia até 2002, cinco anos após o evento.

A morte em massa do grupo Heaven's Gate foi divulgada amplamente na comunicação social como exemplo de suicídio em massa.

Dois ex-membros do Heaven's Gate, Wayne Cooke e Charlie Humphreys, mais tarde cometeram suicídio de forma similar. Humphreys sobreviveu a um pacto suicída com Cooke em maio de 1997, mas acabou com a própria vida em fevereiro de 1998.

Não vos ia deixar sem um vídeo do criador desta seita, Marshall Applewhite. Sinceramente, as expressões e o jeito de falar deste homem fazem-no parecer exatamente igual aos fanáticos religiosos retratados em séries e filmes!

Espero que tenham gostado. Partilhem o artigo e o blog!






0 comentários:

Enviar um comentário